spot_img
HomePolíciaIntegrantes da Polícia Científica representam AL no 27° Congresso Nacional de Criminalística,...

Integrantes da Polícia Científica representam AL no 27° Congresso Nacional de Criminalística, no Maranhão

A perita-geral da Polícia Científica de Alagoas, Rosana Coutinho, participou, durante o 27° Congresso Nacional de Criminalística, da reunião do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC). O evento, realizado em São Luís, Maranhão, visa debater compartilhar novas técnicas periciais e casos de sucesso para o aprimoramento dos serviços das instituições de perícia forense…


A perita-geral da Polícia Científica de Alagoas, Rosana Coutinho, participou, durante o 27° Congresso Nacional de Criminalística, da reunião do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC). O evento, realizado em São Luís, Maranhão, visa debater compartilhar novas técnicas periciais e casos de sucesso para o aprimoramento dos serviços das instituições de perícia forense em todo o Brasil.

A reunião do conselho é parte da programação do XXVII Congresso Nacional de Criminalística e do X Congresso Internacional de Perícia Criminal, que teve início na segunda-feira (9) e se estenderá até esta sexta-feira (13). O congresso também conta com uma Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística.

Rosana Coutinho destacou a importância do Conselho para a integração das instituições de perícia, buscando garantir que as conquistas e melhorias sejam alcançadas em nível nacional. Ela explicou que a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), reforça o impacto e a relevância das discussões.

“Essas reuniões são fundamentais para a perícia criminal no Brasil. Elas possibilitam a padronização de procedimentos, a aquisição de equipamentos por atas de registro de preço, bem como, o desenvolvimento técnico das instituições periciais, garantindo investimentos e valorização das atividades de perícia criminal em todo o Brasil” afirmou a perita-geral.

Durante a reunião, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) apresentou a mais recente atualização do Caderno Temático de Referência, que inclui Procedimentos Operacionais Padrões (POP) para perícias nas áreas ambiental, áudio e imagem, balística, genética, informática, local de crime, medicina legal, odontologia forense, papiloscopia, química e toxicologia forense.

Os POP’s são estudos técnicos que descrevem os requisitos e atividades necessárias para alcançar resultados esperados em contextos específicos de segurança pública, servindo como referência técnica para operações.

Oportunidade

O chefe especial do Instituto de Criminalística de Maceió (ICM), Charles Mariano, que também está em São Luís, explicou que o congresso representa uma oportunidade ímpar para os profissionais da carreira forense, proporcionando um ambiente enriquecedor para troca de conhecimentos e atualização técnica.

Para ele, o evento não só reforça a importância da especialização e do aprimoramento contínuo, mas também oferece uma plataforma para discutir e interagir com novas metodologias e tecnologias que podem contribuir com a prática forense.

A troca de experiências com especialistas renomados e a imersão em debates sobre casos e técnicas avançadas são essenciais para a evolução profissional e o fortalecimento da atuação no campo da criminalística.

“O Congresso promove um senso de comunidade entre os profissionais da área, criando redes de colaboração que ultrapassam as fronteiras estaduais. Para a Polícia Científica de Alagoas, participar desse congresso significa não apenas adquirir novos conhecimentos, mas também contribuir para o desenvolvimento e a melhoria das práticas forenses em nível nacional. Com uma agenda repleta de painéis, workshops e discussões, o evento é uma oportunidade para que os participantes estejam na vanguarda das inovações e melhorarem a qualidade das investigações, refletindo positivamente na justiça e na segurança pública”, disse o chefe do ICM.

O perito criminal Gerard Deokaranm, do Instituto de Criminalística de Arapiraca, também está participando do evento, desta vez como palestrante. Ele ministrou um minicurso sobre perícias de explosões, apresentando métodos e técnicas para investigações de explosões em uma apresentação de quatro horas.

Ainda fazem parte da comitiva alagoana a chefe administrativa do ICM, Camila Valença, perita criminal Lídia Tarchetti que contribuiu na organização do evento e os peritos criminais Jana Kelly, Jorgeval Farias (aposentado), Paulo Rogério, Nivaldo Cantuaria, e Rafaela Jansons.

Os novos peritos criminais Ayala Gomes, Gabriel Feitosa, Gustavo Souza, Israel Neto, Letícia Albuquerque e Lincoln Machado, nomeados no último concurso, completam a relação dos alagoanos presentes no congresso.

 



Fonte: Alagoas 24 Horas

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias