Um menino de apenas um ano morreu, nessa sexta-feira (06), em Maceió, vítima de meningite bacteriana. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a criança deu entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), onde foi diagnosticada com meningite bacteriana, causada pelo pneumococo.
“Ela havia sido imunizada com a vacina Pneumo 10, que é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e recebeu todo suporte, ao ser atendida no HGE, mas não resistiu”, informou a pasta.
Conforme a Sesau, em casos de infecção por pneumococo, não é necessário realizar quimioprofilaxia, uma vez que se trata de uma bactéria que não requer esse tipo de medida de controle.
A morte da criança não foi causada pela meningite meningocócica, um tipo mais grave da doença, que já vitimou cinco pessoas somente este ano, na capital alagoana.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), só no ano de 2024, Maceió registrou 116 casos suspeitos de meningite meningocócica, sendo 26 casos confirmados, 29 em investigação, 60 descartados e 1 em evasão.
“Ainda em 2024, foram registrados 91 casos suspeitos, 57 descartados, 18 confirmados e 16 em investigação por outro tipo de meningite. Em relação aos óbitos em 2024, a capital contabiliza 5 mortes pela doença meningocócica e 8 óbitos de forma geral, que inclui os demais tipos de meningite. Já em 2023, foram 233 casos suspeitos, 158 descartados e 75 confirmados por outros tipos de meningite. Destes confirmados, 30 por doença meningocócica e 9 óbitos de forma geral”, informa a SMS.
Vacinas disponíveis no SUS
Meningocócica ACWY – Também conhecida como vacina meningocócica conjugada quadrivalente, esta vacina é oferecida em dose única para adolescentes de 11 e 12 anos.
Meningocócica C – Esta vacina é oferecida exclusivamente na rede pública de saúde, e o esquema vacinal é: 1ª dose aos 3 meses de idade, 2ª dose aos 5 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade. Adolescentes e adultos que nunca tomaram a vacina podem se vacinar a qualquer momento.
Pneumocócica 10-valente (Conjugada) – Esta vacina previne contra a meningite provocada por 10 sorotipos da bactéria S. pneumoniae, também conhecida como pneumococo. É administrada no SUS e recomendada para crianças a partir de 2 meses e menores de 5 anos.