A Rússia quer que Kamala Harris vença a eleição presidencial dos EUA, disse o presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira (5) em um comentário aparentemente irônico, citando seu riso “contagiante” como uma razão para preferi-la a Donald Trump.
Putin falou um dia depois do Departamento de Justiça dos EUA acusar dois executivos de mídia russos de um suposto esquema ilegal para influenciar a eleição de novembro com propaganda pró-Rússia.
O líder do Kremlin havia dito no início deste ano, antes de o presidente Joe Biden se retirar da corrida – também com aparente ironia – que o preferia a Trump porque Biden era um político “à moda antiga” mais previsível.
Questionado sobre como via a eleição agora, Putin disse a um fórum econômico no extremo leste da Rússia que era a escolha do povo americano.
Mas ele então acrescentou que, como Biden havia recomendado que seus apoiadores apoiassem Harris, “faremos o mesmo, vamos apoiá-la”.
“Ela ri de forma tão expressiva e contagiante que isso significa que está tudo bem com ela”, disse Putin, acrescentando que talvez isso significasse que ela se absteria de impor mais sanções contra a Rússia.
As agências de inteligência dos EUA acreditam que a Rússia quer que Trump vença porque ele é menos comprometido em apoiar a Ucrânia na guerra contra a Rússia.
Mas Putin disse que Trump, como presidente, havia introduzido mais sanções contra a Rússia do que qualquer outra pessoa na Casa Branca antes dele.