Vini Jr. devolveu o Brasil o título de melhor jogador do mundo, ao ser aclamado no prêmio The Best, da Fifa, na última terça-feira (17). Uma coroação para lá de merecida para o atacante do Real Madrid, que passou pela frustração de perder a Bola de Ouro da France Football para Rodri, do Manchester City….
Vini Jr. devolveu o Brasil o título de melhor jogador do mundo, ao ser aclamado no prêmio The Best, da Fifa, na última terça-feira (17). Uma coroação para lá de merecida para o atacante do Real Madrid, que passou pela frustração de perder a Bola de Ouro da France Football para Rodri, do Manchester City.
A eleição do camisa 7 merengue e da seleção brasileira não é nada surpreendente e pode ser explicada em dez pontos, segundo levantamento da agência de estatística Opta. Veja, abaixo, os índices que ajudaram a fazer de Vini Jr. o melhor jogador do mundo em 2024.
VINI E O BRASIL NO TOPO
Vinicius Jr. garantiu ao Brasil a liderança em número de prêmios de melhor do mundo. Desde que a Fifa criou o evento, em 1991, jogadores brasileiros ganharam em nove oportunidades. Até o atacante do Real Madrid ser eleito, o país estava empatado com a Argentina, com oito troféus cada.
THE BEST > BOLA DE OURO?
Os dois principais prêmios para melhor do mundo discordaram em dez oportunidades. O Brasil ganhou o troféu entregue pela Fifa em quatro dessas vezes: Romário em 1994, Ronaldo em 1996, Ronaldinho Gaúcho em 2004 e Vinicius Jr. agora, em 2024.
6º BRASILEIRO NO TOPO
Antes de Vini Jr. ganhar, outros cinco craques do futebol brasileiro foram premiados: Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho (2004 e 2005) e Kaká (2007).
CRIADOR DE GOLS
Na temporada em que foi aclamado o melhor do mundo, Vinicius Jr. teve participação de um gol a cada 102 minutos. Com a camisa merengue, criou 37 gols (26 dele e 11 assistências) em 49 jogos.
DECISIVO NAS FINAIS
O camisa 7 balançou as redes nas duas finais que o Real Madrid disputou na temporada passada: fez um hat-trick contra o Barcelona, na Supercopa da Espanha, e também um contra o BBorussia Dortmund, na grande decisão da Champions League.
QUEM SEGURA O MALVADEZA?
É dele também o título de jogador que mais completou dribles na última edição da Liga dos Campeões. Foram 37 ao longo da campanha que consagrou o Real Madrid, campeão pela 15ª vez.
NO TOPO DO RANKING
Desde a temporada 2021/22, nenhum jogador criou tantos gols quando Vini na Champions: foram 38 participações (22 gols e 16 assistências), seis acima de Robert Lewandowski, com 32 (28 gols e 4 assistências).
GRANDE FASE E TAMBEM GOLEADOR
Vinicius Jr. tem quatro hat-tricks em toda a carreira. Três deles foram em 2024: em janeiro contra o Barcelona (Supercopa da Espanha), em outubro contra o Borussia Dortmund (fase de liga da Champions) e novembro contra o Osasuna (LALIGA).
VINI CADA VEZ MAIS ARTILHEIRO
A temporada 2023/24 foi a mais artilheira da carreira de Vinicius Jr. desde os tempos de Flamengo. Foram 26 gols, superando por um tento o desempenho de 2022/23, quando balançou as redes 25 vezes.
NA COLA DO FENÔMENO
Ele agora está perto de completar 100 gols com a camisa do Real Madrid. Apenas um brasileiro conseguiu isso na história: Ronaldo Fenômeno, que fechou sua passagem pelo Santiago Bernabéu com 104. Tudo indica que Vini, atualmente com 94, passará o ídolo em breve.